PREVENIR ANTES DE REMEDIAR

Durante muito tempo a Psicologia focou-se no tratamento individual de uma psicopatologia já instalada na pessoa.

Este processo é, claramente, importante.

Todavia, a PsicoInsight considera de extrema importância o papel da psicologia na prevenção primária, ou seja antes da instalação de uma problemática psíquica.

Acreditamos na psicologia não só com atuação na forma de tratar ou aliviar um determinado problema, mas sim na contribuição para a preservação da saúde física e mental.

EXISTE IMUNIDADE PSICOLÓGICA?

É claro que se torna difícil manter o equilíbrio psíquico no meio do caos a que estes ‘novos tempos’ nos trouxeram: ao risco iminente, confinamentos, afastamento social, dúvida sobre o dia de amanhã, constante alteração de normas e regras.

Tudo isto pode proporcionar um declínio na nossa saúde mental. A doença psicológica é real e afeta as pessoas fisicamente.

A palavra ‘imunidade’ tem sido amplamente badalada nos últimos tempos, especialmente no que toca à imunidade de grupo tão desejada, mundialmente, para combater o COVID19.

Mas, para além da imunidade física, consideramos de extrema importância a preparação da nossa estrutura psicológica para lidar com a realidade. Há que trabalhar a imunização da nossa mente a síndromes e doenças que podem começar com exaustão laboral, stress, medos, angústias, ansiedade, mudanças de humor.

É essencial travar esta rota e inverter a atitude.

AFINAL, EM QUE CONSISTE A PREVENÇÃO PSICOLÓGICA?

Ao longo da nossa vida experienciamos vivências tão diversificadas e desenvolvemos qualidades que poderão representar um escudo para a prevenção do desenvolvimento de psicopatologias.

Reviver experiências positivas, recordar momentos em que ultrapassámos obstáculos que nos surgiram pelo caminho permitem-nos melhor gerir as emoções no momento atual, criando uma auto-fortaleza para enfrentar os desafios e as exigências diárias.

Aspetos que eram, na infância e adolescência, tão simples como gerir o nosso tempo, com a evolução para a idade adulta, podem atingir agora proporções desmesuradas, contribuindo para transtornos de ansiedade. A sobrecarga de emoções e sentimentos que a nossa sociedade tem vindo a vivenciar podem ocasionar transtornos psicológicos ou agravar um quadro já existente.

Trabalhar as emoções exercitará a resiliência associada à prevenção de quadros de doença psicológica.

O/A Psicólogo/a vai ajudar a criar comportamentos e hábitos que poderão marcar a diferença no fortalecimento do seu organismo.